sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Aparição de óvnis no Morro da Mariquinha é tema de livro

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br
Notícia publicada na edição de 11/12/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.


Tudo começou com a aparição de objetos luminosos na garagem de casas da rua Cel. Nogueira Padilha, Vila Hortênsia. Entre outros, o fenômeno foi testemunhado por um mecânico que, apavorado, saiu correndo e o relatou à primeira viatura da polícia que encontrou. O fato ganhou repercussão e, daquele local, as tais luzes passaram a ser avistadas na região do Morro da Mariquinha. Foi o que bastou para que Sorocaba ficasse conhecida como a “cidade dos discos voadores”.
A passagem é contada em “Óvni em Sorocaba”, livro que o pesquisador Jorge Facury Ferreira lança amanhã, às 19h, no Gabinete de Leitura Sorocabano. O projeto resgata episódios ocorridos a partir de janeiro de 1979, e que o autor chama, no material de divulgação, de “uma das maiores aparições de Óvnis do mundo”. Exageros à parte, o “Caso Mariquinha”, como ficou conhecido, coincidiu com várias ocorrências e acabou por fazer com que cerca de 5 mil pessoas (conforme estimativas da época) fizessem vigília perto do morro, na esperança de ver algo diferente.
Facury colheu depoimentos de curiosos e de gente que acompanhou a história. Concretamente, nada ficou comprovado, tampouco extraiu-se conclusão lógica de tudo o que houve. O que se sabe é que muita gente diz ter enxergado, no céu, esferas coloridas, de um brilho intenso, que circulavam em torno de um corpo arredondado maior. O formato pode não ser o de um disco voador, mas fez com que tantos quantos o viram acreditassem se tratar do próprio. O curioso foi que o evento aconteceu pouco antes do 1º Congresso Brasileiro de Ufologia, realizado em São Paulo naquele mesmo ano. O encontro reuniu cientistas que começaram a discutir, com mais aprofundamento, a questão.
Não bastasse isso, 1979 foi, também, o ano do lançamento de “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, filme de Steven Spielberg, que narrava a chegada de extraterrestres ao planeta com o objetivo de conhecer os seres humanos. Pouca gente se lembra, mas a presença dos Óvnis em Sorocaba foi marcada por outras curiosidades. Facury lembra, por exemplo, que, num dos dias em que todos aguardavam para ver os objetos, aconteceu um apagão. “Faltou energia em parte da cidade, e não consta que isso tenha sido determinado pelo mau tempo. Ninguém soube explicar o que houve”. Tão depressa como apareceram, os discos voadores sumiram de Sorocaba. Depois do Morro da Mariquinha, eles não foram mais vistos. Pelo menos, não com a mesma frequência.

0 comentários:

Postar um comentário